Qualquer operação dentro de um hospital deve ser considerada crítica. Em um ambiente onde vidas estão em jogo, otimizar tempo e processos pode fazer grande diferença.


Em busca de melhorias com o máximo de agilidade, uma das principais demandas do HCor era entender exatamente o que acontece, a cada minuto, nas suas operações envolvendo staff médico e equipamentos críticos.


Assim, a Novidá foi chamada com o desafio de implementar um projeto que oferecesse a localização exata de pessoas e equipamentos e investigasse oportunidades de melhoria processual e no uso de recursos.


Através de suas tecnologias proprietárias de geolocalização de precisão em tempo real, a Novidá elaborou uma dinâmica de monitoramento altamente eficiente e de baixo custo.

VAMOS AO EBOOK!
Image Image Image

CASE DE SUCESSO

Entenda como a Novidá trouxe uma nova visão de gestão das operações pelo monitoramento em tempo real dos processos do hospital

O DESPERDÍCIO E O LEAN

O projeto

Nas discussões do projeto com a equipe de especialistas do HCor (ao redor de 12 Gerentes médicos e operacionais), definimos que o ambiente de maior criticidade para a operação seria o Pronto Socorro do Hospital.

Para que todas as possibilidades fossem avaliadas, optamos por monitorar os processos que envolviam o staff de operação e equipamentos rotativos críticos.

Com objetivo e a planta do local em mãos, montamos um estudo de malha de sensores (de A a O nas figuras abaixo) que, posicionados estrategicamente, captaram os sinais emitidos pelos sensores fixados nos crachás e nos equipamentos. Dessa forma, nossos algoritmos de localização processaram os dados e deram a localização em tempo real de cada crachá/sensor.

Foi acordado que 1 médico, 6 enfermeiros e 1 eletrocardiograma seriam acompanhados por 3 semanas para avaliar a eficiência e eficácia da solução.

As informações de geolocalização de cada profissional ou equipamento poderia ser acompanhada em tempo real pelos gestores do hospital por meio do dashboard desenvolvido pela Novidá.

Image Image

O DESPERDÍCIO E O LEAN

Resultados

Ao longo de cada semana, o sistema conseguiu averiguar a disponibilidade de cada pessoa/ equipamento ao longo dos dias e os setores com maior frequência.

A localização em tempo real, a cada 10 segundos, mostrou a jornada de trabalho das pessoas/equipamentos avaliando tempo e presença.

Esta avaliação permitiu a visualização de oportunidades claras de eficiência operacional e excelência no atendimento crítico, que será explorada no fim desse material. Veja o vídeo de uma simulação processual verídica e em tempo real de 2 horas de turno de um dos enfermeiros do hospital.

Em uma outra visão sobre o processo diário de cada staff, cada bolinha do gráfico representa uma leitura de local onde ele foi encontrado no PS (atendimento, raio x, etc). O eixo horizontal trata o turno do staff, e o eixo y trata o tempo que aquele staff ficou no mesmo local de leitura.

Ou seja, a cada mudança de local, uma nova bolinha era gerada e seu tempo era contado de presença no local novo. Dando uma visão clara de circulação e tempo médio em cada setor, por horário do turno.

Image Image

O DESPERDÍCIO E O LEAN

Conclusão

Nota-se uma oportunidade de redução de custos em até 20% relacionados a FTE das operações, caso a solução fosse adotada massivamente em todas as operações do Hospital.

O compartilhamento ativo de equipamentos se mostrou viável com o sistema da Novidá, sem perda de eficiência pela não disponibilidade em atividades críticas. As possibilidades de redução de custo foram estimadas em até 34% entre aquisição/aluguel, manutenção, inventário e demais atividades operacionais relacionadas ao equipamento.

  • Não incidência de interferência dos sensores de rastreamento por BLE (Bluetooth Low Energy) em equipamentos críticos como Ecocardiograma. Outras tecnologias de radiofrequência, como RFID, podem causar interferências e até o não funcionamento do equipamento.
  • Facilidade de adoção do protocolo BLE ativo para monitoramento da movimentação de staff onde a dinâmica de movimentação é agressiva e constante.
  • Precisão da localização real time com erro de menos de 1 metro. Em um ambiente de paredes finas, salas estreitas e cheio de interferência, a performance do nosso sistema foi o ponto alto destacado pelos envolvidos no projeto.
  • A solução tecnológica exigiu baixo esforço do Hospital em infraestrutura física e de Tl para sua instalação.

Após a realização do estudo, a Novidá conseguiu a validação da solução tecnológica e de negócios adotada, além de trazer grandes diferenciais como:

Image

Com a validação de uma rede de mentores, médicos e especialistas renomados do HCor e outros hospitais, a solução tecnológica da Novidá pode ser aplicada no contexto do seu hospital com foco na resolução de 4 grandes dificuldades operacionais:

Oportunidades para o seu hospital

1. Monitoramento da jornada de funcionários, ativos, equipamentos e pacientes do hospital em um único sistema.


2. Inventário de ativos em tempo real para localização e avaliação de utilização/ compartilhamento.


3. Inteligência de dados para otimização de recursos físicos e humanos, visando melhor rentabilidade e experiência do paciente.


4. Auxílio em outros sistemas, como um alarme de chamada de staff para atendimento crítico emergencial, por exemplo

TRANSFORM OPERATIONAL WORK

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?

Agende uma conversa com o nosso time!

CLIQUE AQUI
Image