Como fazer para diminuir esse intervalo de parada? Lembrando que esse período está dividido em várias etapas: desde o momento que o robô parou, passando pela identificação do problema, a designação de um funcionário habilitado, o tempo de resposta do funcionário e a manutenção em si.
Foi com essa missão que a Novidá foi chamada: usar sua expertise em soluções de geolocalização indoor para tornar esse processo mais inteligente, ágil e, consequentemente, mais eficiente.
Cada segundo de produção dentro de uma indústria automobilística é precioso. Se levarmos em conta que um carro é montado a cada 2 ou 3 minutos, uma pequena parada na linha pode gerar reduções significativas no número de unidades fabricadas no fim do mês.
Esse é um problema que realmente acontece nas montadoras. A FCA – Fiat Chrysler Automobiles - percebeu isso em sua fábrica de Betim. Gestores da planta notaram que o tempo inoperante da linha de produção causado por um defeito no robô era muito longo.
Diante disso, a Novidá entrou para suprir toda a parte manual da operação. Sensores foram espalhados pela planta e cada um dos técnicos de manutenção recebeu um smartwatch com um app de gestão de tarefas embarcado.
Assim que um defeito era registrado no Sistema da FCA, nossa solução enviava uma ordem de tarefa para o funcionário habilitado mais próximo do problema (um processo de decisão foi criado para definir se um funcionário estava habilitado ou não).
Em seguida, o técnico recebia a ordem de serviço pelo smartwatch e a execução da atividade era monitorada. Além disso, pelo próprio dispositivo ele recebia material de apoio, chat e outros recursos.
RESULTADOS
Por meio dessa solução, conseguimos reduzir o tempo de todas as etapas desse processo de manutenção. Diminuímos o tempo na escolha do melhor funcionário para cada serviço, na comunicação com esse profissional, no deslocamento dele até o defeito e até na própria execução do serviço, já que ele tinha mais insumos para a atividade.
Tempo de resposta otimizado
(Redução de 15 minutospara 90 segundos)
Métricas de produtividade (Dados por perfil de defeitoe por funcionário)
Ganhos financeiros com a redução da parada de linha (aproximadamente 6 veículos por ocorrência)
O tempo inoperante de uma linha de produçãosempre vai gerar queda de produtividade. No segmento automobilístico, onde tudo é muitoautomatizado e o valor agregado é alto, a situação é ainda mais impactante.
Em uma pequena parte da operação da FCA, a Novidá conseguiu otimizar processos e trazer ganhos significativos para a empresa. A tecnologia não apresentou falhas e os próprios gestores da empresa reconheceram o sucesso da iniciativa. Se o projeto for expandido para além do time de manutenção, os ganhos seriam multiplicados.
Uma vez que o gestor tem em mãos dados confiáveis sobre o tempo de cada processo e sobre o desempenho de cada funcionário, as oportunidades de melhorias ficam claras.
Com a gestão de staff feita por smart devices, é possível identificar os principais gargalos produtivos, otimizar rotas, realocar a equipe e muito mais.
Onde houver movimentação de pessoas, equipamentos ou produtos, a Novidá pode atuar trazendo inteligência ao negócio e gerando insights que vão dar mais eficiência a toda operação.