QUALIDADE 4.0
Conceitos da Era 4.0 no ciclo de vida do produto/serviço

VAMOS AO EBOOK!
Image

O DESPERDÍCIO E O LEAN

O nível da qualidade nos setores automotivos, industrial e de bens de consumo caiu significativamente nos últimos anos, já que as empresas enfrentam pressões que vão desde o aumento de componentes de software dentro de produtos até cadeias de valor mais complexas e prazos mais curtos.

Esse declínio colocou a gestão da qualidade de volta à agenda executiva, mas, de acordo com pesquisa da AT Kearney, as práticas padrão de gestão da qualidade perderam sua eficácia. Para abordar o assunto hoje, as empresas não devem apenas ajustar os problemas ocorridos ao lidar com vários desafios, mas também aplicar abordagens inovadoras de gerenciamento de qualidade. Surge, então, o conceito de Qualidade 4.0.

DESAFIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

Há uma série de razões pelas quais os problemas de qualidade estão aumentando nas indústrias mencionadas acima. Em primeiro lugar, a participação de componentes eletrônicos e softwares nos produtos está aumentando constantemente, contribuindo significativamente para a complexidade da fabricação. Na indústria automotiva, por exemplo, a parte eletrônica e o software constituem atualmente até 40% do custo total de um veículo.

Além disso, as cadeias globais de manufatura e fornecimentos obrecarregam a qualidade, porque as empresas precisam ser capazes de garantir os mesmos padrões em todos os lugares em que operam, independentemente da distância e do fornecimento local, tornando esse controle demasiadamente complexo.

Por fim, a variedade de produtos aumentou e os ciclos de produtos diminuíram significativamente. Isso significa que as empresas precisam lidar com vários projetos de desenvolvimento de produto simultaneamente, tudo isso atendendo às exigências regulatórias e do cliente em um número crescente de mercados.

À medida que os problemas de qualidade aumentam, estima-se que os custos associados aumentem acima de 30%, se as empresas não tomarem contramedidas. Para as 100 principais empresas globais dos setores automotivos, industrial e de bens de consumo, isso significaria um impacto negativo no lucro operacional de215 bilhões de dólares.

No pior dos casos, como demonstram exemplos recentes de fornecedores automotivos e fabricantes de eletrônicos, problemas de qualidade podem ameaçar a existência de uma empresa.

Image Image

A OPORTUNIDADE GERENCIAMENTO DE QUALIDADE

Embora a mudança tecnológica tenha afetado a gestão da qualidade, as inovações também oferecem às empresas uma oportunidade de redefinir essa gestão. Em muitos mercados, os padrões de qualidade permaneceram inalterados e as mesmas empresas estabelecidas mantiveram sua posição como líderes de qualidade. Mas o ambiente está mudando e novas exigências dos clientes estão surgindo.


Alguns exemplos são os veículos autônomos e elétricos na indústria automotiva e a Internet das Coisas no setor industrial. Embora a mudança tecnológica tenha afetado a gestão da qualidade, as inovações também oferecem às empresas uma oportunidade de redefinir essa gestão. Em muitos mercados, os padrões de qualidade permaneceram inalterados e as mesmas empresas estabelecidas mantiveram sua posição como líderes de qualidade. Mas o ambiente está mudando e novas exigências dos clientes estão surgindo. Alguns exemplos são os veículos autônomos e elétricos na indústria automotiva e a Internet das Coisas no setor industrial.

Esse novo cenário está nivelando o campo de atuação, oferecendo a todas as empresas uma oportunidade de se tornarem novos líderes de qualidade em suas respectivas indústrias.

Esse novo cenário está nivelando o campo de atuação, oferecendo a todas as empresas uma oportunidade de se tornarem novos líderes de qualidade em suas respectivas indústrias.

Para lançar luz sobre os desafios de gerenciamento de qualidade de hoje e ajudar as empresas ase preparar para o futuro, a consultoria A.T Kearney desenvolveu um guia para fornecer aos executivos uma base para agendas de qualidade que serão eficazes e relevantes em 2025.


A Novidá adaptou o material produzido pela consultoria e ainda trouxe novos insights sobreo que a empresa chama de Qualidade 4.0, reunindo análises e examinando as melhores práticas usadas em todos os setores da economia.


Além disso, a consultoria realizou uma pesquisa global com maisde 50 executivos e especialistas.

Os resultados das pesquisas mostram que as empresas estão lidando principalmente com duas questões: manter o padrão de qualidade diante de novos desafios e aplicar métodos inovadores de gerenciamento de qualidade.

O fracasso das empresas em sustentar uma base de qualidade sólida é alarmante. Aqueles que desenvolveram proficiência em gestão de qualidade a longo prazo, utilizando as abordagens tradicionais de sistemas de gestão da qualidade, processos de etapas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) estão despertando para a nova realidade descrita acima.

Image Image

Quatro em cada dez executivos sentem que os métodos padrão de qualidade estão se tornando menos eficazes e quase a metade (48%) observou um aumento nos problemas de qualidade nos últimos dez anos. Metade deles (50%) afirmamesperar que os problemas de qualidade aumentem nos próximos 10 anos.


Quando solicitados a avaliar o impacto de várias tendências na gestão de qualidade de sua empresa, os executivos classificam em primeiro lugar o curto tempo de comercialização, com 68% dizendo que representava um grande desafio. Outros fatores importantes incluem a crescente complexidade doproduto (58%), o aumento da globalização (54%) e o aumento das mudanças regulatórias (54%).


Para enfrentar esses desafios, as empresas precisam melhorar em três áreas: qualidade preventiva, qualidade reativa e governança e cultura de qualidade. Em todas estas frentes, tecnologias 4.0 podem auxiliar e realizar uma verdadeira transformação.

Image

GESTÃO PREVENTIVA DE QUALIDADE

A qualidade não se refere apenas ao processo de fabricação, mas envolve toda a cadeia, desde a prototipagem até a entrega ao cliente.


O Gerenciamento de qualidade preventiva é um processo desenhado para garantir a qualidade de um produto durante o desenvolvimento e a industrialização. Estende o gerenciamento da qualidade além do chão de fábrica, onde ficou preso por muitos anos. Por exemplo, 82% dos entrevistados da pesquisa realizada pela A.T. Kearney afirmam que sua empresa coloca grande ênfase na qualidade da produção; em contraste, apenas 48% dizem que a definição de conceito do produto/serviço está dentro do foco do gerenciamento da qualidade. No entanto, as falhas de conceito têm um impacto direto na satisfação do cliente.

Para combater as deficiências de desenvolvimento de produto/serviço, a gestão da qualidade precisa começar consideravelmente mais cedo na cadeia de valor. Especificamente, deve incorporar uma melhor compreensão da “voz do cliente” (por exemplo, por meio da especificação do produto), métodos de validação sofisticados (como testes de confiabilidade, planos de verificação de projeto de sistema e simulação digital) e consequente controle de nível de maturidade (por exemplo, testes orientados para o cliente).Uma visão Lean sobre a fase de ideação e prototipação deve ser adotada como método para um diagnóstico rápido.

Image

Além disso, as empresas precisam comunicar funções de produtos novos ou incomuns de maneira compreensível. Estudos mostram que uma explicação completa dos recursos do produto pode aumentar a percepção de qualidade dos clientes e superar as falhas de usabilidade. Portanto, uma comunicação cuidadosa e clara pode ajudar a reduzir problemas de qualidade depois que o produto estiver no mercado.

GESTÃO REATIVA DE QUALIDADE

A gestão da qualidade não termina com a entrega do produto ao cliente - ela também precisa se estender aos produtos no campo pós entrega. O gerenciamento de qualidade reativa inclui reparos e serviços, processos de eliminação de falhas e melhoria contínua.


Quase um quarto (24%) dos entrevistados afirmam que a qualidade do serviço prestado pós entrega é onde a maioria dos problemas de qualidade reside em sua organização. Para melhorar essa situação, as empresas precisam reagir de maneira rápida e sustentável, corrigindo defeitos em seu pós-venda.

Os KPIs, como o tempo de eliminação de falhas (tempo decorrido desde a primeira ocorrência de um defeito no campo até a eliminação final na produção ou nos fornecedores), precisam se tornar parâmetros fundamentais de controle. Inovações técnicas, como sistemas de alerta antecipado, rastreamento de produtos por radiofrequência e análise de dados para encontrar a causa raiz podem melhorar a transparência e otimizar processos.

Image Image

GOVERNANÇA E CULTURA DE QUALIDADE

Embora essa estrutura tenha funcionado bem no passado, as empresas talvez precisem repensar esse arranjo, já que a qualidade emergiu como uma responsabilidade importante para toda a corporação - e para toda a equipe de liderança - e não para um único departamento.
A qualidade não é apenas a competência designada ao diretor de qualidade. Para ser eficaz, deve ser uma responsabilidade conjunta da liderança executiva. Obter o padrão de qualidade correto depende da governança e cultura de qualidade, incluindo estratégia, mentalidade, gerenciamento de desempenho e organização.

O escopo de autoridade para a gestão da qualidade desempenha um papel importante. Por exemplo, quase 60% dos participantes da pesquisa indicam que o chefe de gerenciamento da qualidade em sua empresa reporta-se a um departamento funcional ou membro do conselho - na maioria dos casos, para manufatura ou produção, onde a gestão da qualidade tem sido tradicionalmente localizada.


Algumas empresas já começaram a fazer mudanças: em cerca de um terço das empresas pesquisadas, o chefe de qualidade tem uma linha direta de reporte ao CEO. Outros meios podem apoiar a disseminação de práticas de gerenciamento de qualidade em toda a organização, incluindo o estabelecimento de KPIs de qualidade para todas as áreas funcionais e a instituição de autoridade de veto para gerentes de qualidade no ponto crítico de decisão.

Image

As empresas que estabeleceram uma base de qualidade sólida podem melhorar até mesmo além desse nível, utilizando as muitas novas tecnologias e métodos à sua disposição. A análise de dados, aplicativos da indústria 4.0 como automação, IoT e computação em nuvem, e novas formas de interação com o cliente podem levar o gerenciamento de qualidade a um novo nível.


No entanto, os resultados do estudo mostram que ainda há muito a ser feito. Quase metade dos entrevistados considera sua empresa pouco inovadora no gerenciamento da qualidade e mais de três quartos (76%) visualizam a necessidade de introduzir métodos inovadores de qualidade, como big data, redes sociais e tecnologias da indústria 4.0em seus processos como um todo, afim de obter incrementos significativos na gestão da qualidade.


Ao longo dos anos foram evidenciados os efeitos positivos de vários métodos inovadores de gerenciamento de qualidade, sendo que os trêsprincipais são explorados na sequência.

CRIANDO ABORDAGENS INOVADORAS PARA A GESTÃO DE QUALIDADE

FEEDBACK EM TEMPO REAL SOBRE O PRODUTO/SERVIÇO

Avaliado como benéfico por 88% dos entrevistados da pesquisa A.T kearney, mas apenas 32%aplicam em suas empresas

As empresas hoje podem alavancar o feedback da comunidade em tempo real para detectar problemas de qualidade em seu produto/serviço, já que estão disponíveis uma série de soluções que extraem insights sobre a qualidade, desde comentários dos clientes em reviews na internet até pesquisas qualitativas como NPS.


Essas soluções criam um “radar de qualidade” que identificam campos de ação com base na análise de sentimentos.

Por exemplo, a análise de causa raiz pode ser acelerada se condições externas (como clima ou número de fornecedores) ou especificações de mercado (por exemplo, padrões de uso do produto ou cultura)estiverem correlacionadas com um determinado tipo de falha de usabilidade.


As melhores empresas do setor empregam uma “equipe de resposta rápida” multifuncional para desenvolver rapidamente soluções de clientes para problemas de qualidade que foram identificados dessa maneira.

Image

GOVERNANÇA E CULTURA DE QUALIDADE

Técnicas de diagnóstico remoto usam sensores para conduzir uma análise de causa do problema e também podem combinar feedback de sensores de vários dispositivos para criar maior inteligência sobre o processo e sua qualidade. Algumas empresas líderes até usam soluções de diagnóstico preditivo para monitorar condições de veículos ou máquinas e buscar padrões de correlação das avarias, mas se restringem a análises pontuais sobre máquinas apenas.

Embora a manutenção remota seja limitada a patches de software ou conjunto dedados, os problemas de software geralmente são responsáveis por mais de 50% das visitas de reparo em muitas empresas.

As soluções de gestão remota sobre processos podem melhorar muito a qualidade do serviço, especialmente quando elas podem ser usadas para resolver problemas antes que o cliente perceba que algo está errado. Elas também podem reduzir os custos de qualidade porque evitam deslocamentos ou recalls caros. Um subproduto de toda a coleta de informações é uma riqueza de insights para o desenvolvimento e a engenharia de produtos." class="widget widget-image" data-blink-uuid="609f5233-0399-4a47-993f-8e52ee0cd867" data-blink-src="https://cdn.lugc.link/609f5233-0399-4a47-993f-8e52ee0cd867/-/preview/" data-blink-stretch="off" data-blink-quality="normal" alt="" decoding="async" >

Classificaram um método eficaz de gerenciamento de qualidade por 86% dos executivos; mas apenas 28% usam

Técnicas de diagnóstico remoto usam sensores para conduzir uma análise de causa do problema e também podem combinar feedback de sensores de vários dispositivos para criar maior inteligência sobre o processo e sua qualidade. Algumas empresas líderes até usam soluções de diagnóstico preditivo para monitorar condições de veículos ou máquinas e buscar padrões de correlação das avarias, mas se restringem a análises pontuais sobre máquinas apenas.

Embora a manutenção remota seja limitada a patches de software ou conjunto dedados, os problemas de software geralmente são responsáveis por mais de 50% das visitas de reparo em muitas empresas.

As soluções de gestão remota sobre processos podem melhorar muito a qualidade do serviço, especialmente quando elas podem ser usadas para resolver problemas antes que o cliente perceba que algo está errado. Elas também podem reduzir os custos de qualidade porque evitam deslocamentos ou recalls caros. Um subproduto de toda a coleta de informações é uma riqueza de insights para o desenvolvimento e a engenharia de produtos.

Os fabricantes de veículos comerciais e aeroespaciais são pioneiros no diagnóstico remoto (por exemplo, no monitoramento da saúde do motor), porque as paralisações são caras e a segurança é fundamental. O diagnóstico remoto também é cada vez mais utilizado no setor industrial para monitorar as condições da máquina online, realizar manutenção preventiva e despachar o pessoal de serviço, se necessário.


Mas o conceito pode ser expandido para toda a cadeia produtiva. Uso de sensores para monitorar as condições de maquinas e equipamentos, aliados a sistemas de rastreamento de precisão que encurtem processos e auxiliem a gestão de recursos de fabricação além da máquina, como pessoas, insumos, equipamentos de movimentação e apoio à produção, podem criar um contexto de otimização de processos e maximização da qualidade da produção jamais vistos até então,e só possíveis com a aplicação integrada das tecnologias 4.0

GERENCIAMENTO AVANÇADO DA QUALIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Avaliado como benéfico por 76% dos entrevistados; apenas 42% das empresas usam essa abordagem.

No gerenciamento avançado de qualidade da cadeia de fornecimento, as previsões são feitas com base nos registros de desempenho do fornecedor e nos dados de incidentes anteriores, por isso é crucial agregar as principais fontes de dados, incluindo indicadores de desempenho do fornecedor em auditorias e dados de incidentes em uma planta do fornecedor.

Para fornecedores críticos, a troca de dados em tempo real pode ser uma ferramenta poderosa, como apoio de sensoriamento IoT. Algoritmos inteligentes analisam constantemente os dados usando métodos empíricos. As informações são agregadas para criar uma pontuação que indica a probabilidade de futuros incidentes de qualidade. Uma pontuação baixa pode acionar um programa para eliminar as causas-raiz no fornecedor.

Image

COMO APLICAR ESSE CONCEITO NA SUA EMPRESA

Para começar a colocar um plano de melhoria da qualidade em prática, com base em tecnologias 4.0, o primeiro passo é realizar uma “verificação da base da qualidade”, identificando as lacunas existentes e os impeditivos na adoção das novas tecnologias.


O mapeamento dos padrões de gerenciamento de qualidade de uma empresa, tanto na forma escrita como na forma aplicada (em outras palavras, analisando projetos reais de referência ou desenvolvimento), torna visível quais são as áreas-chaves para a melhoria na gestão da qualidade.

Em segundo lugar, você pode aprimorar seus recursos de gerenciamento de qualidade com a ajuda de métodos inovadores, a serem priorizados de acordo com as necessidades individuais de sua empresa.


Isso implica em identificar os principais problemas de qualidade ao longo da cadeia de valor e combiná-los a um repositório de métodos, como testes de confiabilidade, gerenciamento avançado da qualidade da cadeia de suprimentos e aplicações 4.0.

Image Image

O gerenciamento de qualidade ineficaz e desatualizado pode corroer a receita e o lucro de uma empresa -uma razão pela qual ele deve estar entre os principais itens da agenda executiva.


Além disso, as novas tecnologias continuarão a ativar novos padrões de qualidade que precisarão ser dominados pela próxima geração de líderes de qualidade. O momento de estabelecer as bases para uma gestão de qualidade preventiva, holística e futura é agora!


A Novidá pode ajudar sua empresa em um novo patamar de gestão de qualidade, pela transformação do ambiente de trabalho e indicadores confiáveis de performance de recursos não máquina, buscando a integração homem-máquina na indústria.

SAIBA MAIS!

QUER ENTENDER COMO A NOVIDÁ AJUDA O TEU NEGÓCIO ENTREGAR MAIS QUALIDADE?

AGENDE UMA CONVERSA AGORA!

TRANSFORM OPERATIONAL WORK

Image