Embora a mudança tecnológica tenha afetado a gestão da qualidade, as inovações também oferecem às empresas uma oportunidade de redefinir essa gestão. Em muitos mercados, os padrões de qualidade permaneceram inalterados e as mesmas empresas estabelecidas mantiveram sua posição como líderes de qualidade. Mas o ambiente está mudando e novas exigências dos clientes estão surgindo.
Alguns exemplos são os veículos autônomos e elétricos na indústria automotiva e a Internet das Coisas no setor industrial. Embora a mudança tecnológica tenha afetado a gestão da qualidade, as inovações também oferecem às empresas uma oportunidade de redefinir essa gestão. Em muitos mercados, os padrões de qualidade permaneceram inalterados e as mesmas empresas estabelecidas mantiveram sua posição como líderes de qualidade. Mas o ambiente está mudando e novas exigências dos clientes estão surgindo. Alguns exemplos são os veículos autônomos e elétricos na indústria automotiva e a Internet das Coisas no setor industrial.
Para lançar luz sobre os desafios de gerenciamento de qualidade de hoje e ajudar as empresas ase preparar para o futuro, a consultoria A.T Kearney desenvolveu um guia para fornecer aos executivos uma base para agendas de qualidade que serão eficazes e relevantes em 2025.
A Novidá adaptou o material produzido pela consultoria e ainda trouxe novos insights sobreo que a empresa chama de Qualidade 4.0, reunindo análises e examinando as melhores práticas usadas em todos os setores da economia.
Além disso, a consultoria realizou uma pesquisa global com maisde 50 executivos e especialistas.
Quatro em cada dez executivos sentem que os métodos padrão de qualidade estão se tornando menos eficazes e quase a metade (48%) observou um aumento nos problemas de qualidade nos últimos dez anos. Metade deles (50%) afirmamesperar que os problemas de qualidade aumentem nos próximos 10 anos.
Quando solicitados a avaliar o impacto de várias tendências na gestão de qualidade de sua empresa, os executivos classificam em primeiro lugar o curto tempo de comercialização, com 68% dizendo que representava um grande desafio. Outros fatores importantes incluem a crescente complexidade doproduto (58%), o aumento da globalização (54%) e o aumento das mudanças regulatórias (54%).
Para enfrentar esses desafios, as empresas precisam melhorar em três áreas: qualidade preventiva, qualidade reativa e governança e cultura de qualidade. Em todas estas frentes, tecnologias 4.0 podem auxiliar e realizar uma verdadeira transformação.
A qualidade não se refere apenas ao processo de fabricação, mas envolve toda a cadeia, desde a prototipagem até a entrega ao cliente.
O Gerenciamento de qualidade preventiva é um processo desenhado para garantir a qualidade de um produto durante o desenvolvimento e a industrialização. Estende o gerenciamento da qualidade além do chão de fábrica, onde ficou preso por muitos anos. Por exemplo, 82% dos entrevistados da pesquisa realizada pela A.T. Kearney afirmam que sua empresa coloca grande ênfase na qualidade da produção; em contraste, apenas 48% dizem que a definição de conceito do produto/serviço está dentro do foco do gerenciamento da qualidade. No entanto, as falhas de conceito têm um impacto direto na satisfação do cliente.
Além disso, as empresas precisam comunicar funções de produtos novos ou incomuns de maneira compreensível. Estudos mostram que uma explicação completa dos recursos do produto pode aumentar a percepção de qualidade dos clientes e superar as falhas de usabilidade. Portanto, uma comunicação cuidadosa e clara pode ajudar a reduzir problemas de qualidade depois que o produto estiver no mercado.
A gestão da qualidade não termina com a entrega do produto ao cliente - ela também precisa se estender aos produtos no campo pós entrega. O gerenciamento de qualidade reativa inclui reparos e serviços, processos de eliminação de falhas e melhoria contínua.
Quase um quarto (24%) dos entrevistados afirmam que a qualidade do serviço prestado pós entrega é onde a maioria dos problemas de qualidade reside em sua organização. Para melhorar essa situação, as empresas precisam reagir de maneira rápida e sustentável, corrigindo defeitos em seu pós-venda.
Os KPIs, como o tempo de eliminação de falhas (tempo decorrido desde a primeira ocorrência de um defeito no campo até a eliminação final na produção ou nos fornecedores), precisam se tornar parâmetros fundamentais de controle. Inovações técnicas, como sistemas de alerta antecipado, rastreamento de produtos por radiofrequência e análise de dados para encontrar a causa raiz podem melhorar a transparência e otimizar processos.
As empresas que estabeleceram uma base de qualidade sólida podem melhorar até mesmo além desse nível, utilizando as muitas novas tecnologias e métodos à sua disposição. A análise de dados, aplicativos da indústria 4.0 como automação, IoT e computação em nuvem, e novas formas de interação com o cliente podem levar o gerenciamento de qualidade a um novo nível.
No entanto, os resultados do estudo mostram que ainda há muito a ser feito. Quase metade dos entrevistados considera sua empresa pouco inovadora no gerenciamento da qualidade e mais de três quartos (76%) visualizam a necessidade de introduzir métodos inovadores de qualidade, como big data, redes sociais e tecnologias da indústria 4.0em seus processos como um todo, afim de obter incrementos significativos na gestão da qualidade.
Ao longo dos anos foram evidenciados os efeitos positivos de vários métodos inovadores de gerenciamento de qualidade, sendo que os trêsprincipais são explorados na sequência.
Avaliado como benéfico por 88% dos entrevistados da pesquisa A.T kearney, mas apenas 32%aplicam em suas empresas
As empresas hoje podem alavancar o feedback da comunidade em tempo real para detectar problemas de qualidade em seu produto/serviço, já que estão disponíveis uma série de soluções que extraem insights sobre a qualidade, desde comentários dos clientes em reviews na internet até pesquisas qualitativas como NPS.
Essas soluções criam um “radar de qualidade” que identificam campos de ação com base na análise de sentimentos.
Por exemplo, a análise de causa raiz pode ser acelerada se condições externas (como clima ou número de fornecedores) ou especificações de mercado (por exemplo, padrões de uso do produto ou cultura)estiverem correlacionadas com um determinado tipo de falha de usabilidade.
As melhores empresas do setor empregam uma “equipe de resposta rápida” multifuncional para desenvolver rapidamente soluções de clientes para problemas de qualidade que foram identificados dessa maneira.
Avaliado como benéfico por 76% dos entrevistados; apenas 42% das empresas usam essa abordagem.
No gerenciamento avançado de qualidade da cadeia de fornecimento, as previsões são feitas com base nos registros de desempenho do fornecedor e nos dados de incidentes anteriores, por isso é crucial agregar as principais fontes de dados, incluindo indicadores de desempenho do fornecedor em auditorias e dados de incidentes em uma planta do fornecedor.
Para fornecedores críticos, a troca de dados em tempo real pode ser uma ferramenta poderosa, como apoio de sensoriamento IoT. Algoritmos inteligentes analisam constantemente os dados usando métodos empíricos. As informações são agregadas para criar uma pontuação que indica a probabilidade de futuros incidentes de qualidade. Uma pontuação baixa pode acionar um programa para eliminar as causas-raiz no fornecedor.
Para começar a colocar um plano de melhoria da qualidade em prática, com base em tecnologias 4.0, o primeiro passo é realizar uma “verificação da base da qualidade”, identificando as lacunas existentes e os impeditivos na adoção das novas tecnologias.
O mapeamento dos padrões de gerenciamento de qualidade de uma empresa, tanto na forma escrita como na forma aplicada (em outras palavras, analisando projetos reais de referência ou desenvolvimento), torna visível quais são as áreas-chaves para a melhoria na gestão da qualidade.
Em segundo lugar, você pode aprimorar seus recursos de gerenciamento de qualidade com a ajuda de métodos inovadores, a serem priorizados de acordo com as necessidades individuais de sua empresa.
Isso implica em identificar os principais problemas de qualidade ao longo da cadeia de valor e combiná-los a um repositório de métodos, como testes de confiabilidade, gerenciamento avançado da qualidade da cadeia de suprimentos e aplicações 4.0.
O gerenciamento de qualidade ineficaz e desatualizado pode corroer a receita e o lucro de uma empresa -uma razão pela qual ele deve estar entre os principais itens da agenda executiva.
Além disso, as novas tecnologias continuarão a ativar novos padrões de qualidade que precisarão ser dominados pela próxima geração de líderes de qualidade. O momento de estabelecer as bases para uma gestão de qualidade preventiva, holística e futura é agora!
A Novidá pode ajudar sua empresa em um novo patamar de gestão de qualidade, pela transformação do ambiente de trabalho e indicadores confiáveis de performance de recursos não máquina, buscando a integração homem-máquina na indústria.