Ser Lean tem ganhado força ao longo dos anos com o desenvolvimento dos métodos de produção e preocupação com os indicadores de produtividade. Ao ser usado como meio fundamental para transformar a realidade da empresa, a filosofia do Lean ganha um interesse crescente com novas técnicas e experiências que permitem a sua evolução.
Um ponto importante na hora de aplicar com sucesso os seus conceitos é a capacidade de compartilhar e demonstrar o seu potencial. As equipes operacionais devem entender os impactos das suas atividades, permitindo que o aprendizado seja mais rápido e efetivo. Parte do princípio de entender os benefícios de se pensar deforma "enxuta", visando otimizar a execução de qualquer tipo de tarefa e tornando o dia a dia mais seguro, rápido e assertivo.
Com isso, a filosofia Lean se torna algo próximo destes times e de todos que atuam direta ou indiretamente na produção. A preocupação com a eliminação de desperdícios vai além e deve ser algo incentivado e praticado por todos, agregando ainda mais valor ao negócio.
O nosso eBook é construído pela ótica da pessoa responsável pela filosofia Lean acontecer e se tornar real, visando demonstrar o seu potencial, seu significado e exemplos práticos da aplicação no dia a dia.
Continue acompanhando e fique por dentro desse conceito que vai mudar a forma de percepção do seu trabalho!
Essa capacidade é o pilar da filosofia Lean e deve ser incentivada continuamente pelo negócio. Um ponto importante é permitir que a identificação e eliminação dos desperdícios se transformem em atividades que possam ser realizadas continuamente na empresa, transmitindo o conhecimento.
Um colaborador de um time de movimentação e logística percebeu que uma determinada rota poderia ser alterada para levar menos tempo e consumir menos combustível do seu equipamento. Assim, resolveu passar a utilizá-la de maneira isolada, tomando a decisão sem comunicar ao seu corpo gerencial.
Esse é um ótimo exemplo de que mesmo com um pensamento voltado para redução de desperdício e otimização de recursos, não se segue a filosofia Lean. A resolução de problemas deve ser realizada de maneira sistemática para permitir a continuidade da evolução.
Ou seja, este colaborador deveria ter informado ao seu corpo gerencial essa capacidade de otimização de rotas internas. Assim, o corpo gerencial incluiria essa rota e disponibilizaria para todos os colaboradores do time, permitindo inclusive outras formas de otimização e melhoria a partir desta que foi realizada.
Este colaborador também poderia trocar experiências com outros colegas sobre esta melhoria, permitindo um bom nível de colaboração entre os executores da cadeia de produção. Esse é um dos pontos importantes do Lean, que pode ser identificado também como a capacidade de melhoria contínua.
Assim, a evolução da empresa não se limita a algo pontual, que só acontece uma vez - ela ocorre continuamente, com uma melhoria puxando o aparecimento de outras com base no compartilhamento de experiências.
Quando se fala em benefícios do Lean, já se deve esperar que a redução de desperdícios seja o primeiro a ser citado.
Sim, esse é o foco principal mas os benefícios não se reduzem somente a este termo. E um ponto importante disso é o fato de que falar em redução de desperdícios se torna algo vago, longe da realidade. Até fechar uma torneira que foi esquecida aberta pode ser considerada como redução de desperdícios e otimização de recursos.
Claro que simplesmente o ato de fechar a torneira não limita o pensamento Lean mas demonstra a busca por melhoria contínua. Realizar uma verificação periódica de vazamentos e atuar em qualquer torneira que precisar de um aperto a mais pode sim ser considerado como uma aplicação da filosofia Lean.
E aí se demonstra mais um dos benefícios importantes do Lean que vão além de simplesmente falar sobre redução de desperdícios. A melhoria contínua no ambiente, nos processos e até na forma como as atividades são executadas. Voltando ao exemplo dos vazamentos e das torneiras abertas, isso pode sim ser considerado como um processo interno de verificação.
Indo além, pode até ser passível de outra melhoria como o investimento em melhores equipamentos e a inclusão dessa verificação nos times que se movimentam internamente na empresa.
Já foi falado sobre redução de desperdícios e melhoria contínua nos processos e atividades da empresa, pontos importantes da filosofia doLean.
Com uma exemplificação adequada, consegue-se perceber o poder de evolução e otimização que este tipo de aplicação possui. Assim, além deentender os conceitos da filosofia é importante saber como fazer o Lean, sendo um agente transformador na cultura da empresa.
O ambiente profissional pode e deve ser voltado para esse tipo de mudança. Um ponto importante na percepção do Lean na organização é na cultura de resolução de problemas. Informar ao corpo gerencial e ter liberdade de expor os problemas existentes com o objetivo de resolvê-los é fundamental em qualquer local.
O reconhecimento também é algo importante para manter esse ambiente de resolução de problemas. Um colaborador que éreconhecido pelos seus atos positivos de melhoria contínua serve devetor para demonstrar a importância da filosofia. Este pode inclusive servir de exemplo para a sua e outras equipes, como uma alavanca de estímulo para o pensamento Lean dentro dos times.
Um ponto importante na jornada para o Lean é que ele deve ser adaptado de acordo com os times e o cenário do negócio. Este oferece uma boa base de como aplicar a filosofia e ter retornos não só para a produtividade da empresa mas para as tarefas executadas no dia a dia de trabalho.
O primeiro passo da jornada Lean é definir uma forma de medição do desempenho que seja realmente efetiva para o time e para a gestão. Nesta etapa é importante a adoção de soluções de tecnologia que otimizem essa medição. Um ótimo exemplo é uma medição em tempo real da localização e execução de atividades de um colaborador.
E além de medir o desempenho, os colaboradores devem ser informados e entender o andamento do seu progresso. É visualizar as atividades que já foram executadas e quais são as próximas, além da qualidade com que foram finalizadas. Com isso, todos entendem da sua responsabilidade e conseguem cumprir as metas e objetivos pré estabelecidos.
Após conseguir medir o desempenho com indicadores e objetivos claros e que fazem sentido de acordo com a realidade do trabalho, é importante visualizar a execução das atividades.
Assim, o cronograma é agendado para aquele colaborador e pode conter informações do dia anterior para qualquer tipo de ajuste de produtividade. Indo além, pode ainda conter qualquer tipo de atualização como a inclusão de uma tarefa corretiva que tenha prioridade frente às demais.
Após realizar o planejamento de atividades e possuir um entendimento do impacto do trabalho perante o todo, é hora de ficar atento às ações de melhoria. Esse é o ponto de colocar em prática qualquer sugestão de mudança, informando ao corpo gerencial da percepção e dos impactos positivos.
Outro ponto importante é utilizar soluções de tecnologia também nessa etapa para garantir os melhores resultados. As ferramentas necessárias para o conserto de uma máquina podem ser listadas automaticamente num sistema de gestão de atividades, já informando de forma proativa para o colaborador que irá realizar o reparo.
Um colaborador que atua no setor de limpeza e conservação de ambientes já pode solicitar qualquer tipo de insumo como sabão e produtos específicos de forma prévia. Com isso, tudo estará preparadoquando este chegar ao local para realizar o serviço.
Para o quarto passo, é a hora de promover um ambiente de melhoria contínua com um processo sistemático para a sua evolução. Ferramentas de tecnologia alinhadas a técnicas de gestão com o foco no desenvolvimento do colaborador são importantes nesse sentido.
Todos podem contribuir com uma investigação e análise avançadas para a redução dos desperdícios.
Este passo é considerado como o último, mas pode ser entendido como o começo de um novo ciclo da jornada do Lean. Simboliza a criação de uma cultura voltada para gestão do desempenho, onde a redução dos desperdícios e a melhoria contínua dos indicadores do negócio sejam responsabilidade de todos.
A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio conseguir utilizar a tecnologia deforma eficiente, convergindo com a filosofia do Lean. Com uma plataforma que alinha a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, a empresa oferece um ambiente de melhoria contínua das operações.
Tudo isso de forma transparente e colaborativa, otimizando a tomada de decisão estratégica do negócio. A informação se torna mais acessível, permitindo ainda um aumento da produtividade e redução dos desperdícios.
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