LEAN PARA EQUIPES OPERACIONAIS
O guia definitivo para entender, pensar e agir de forma enxuta

Ser Lean tem ganhado força ao longo dos anos com o desenvolvimento dos métodos de produção e preocupação com os indicadores de produtividade. Ao ser usado como meio fundamental para transformar a realidade da empresa, a filosofia do Lean ganha um interesse crescente com novas técnicas e experiências que permitem a sua evolução.


Um ponto importante na hora de aplicar com sucesso os seus conceitos é a capacidade de compartilhar e demonstrar o seu potencial. As equipes operacionais devem entender os impactos das suas atividades, permitindo que o aprendizado seja mais rápido e efetivo. Parte do princípio de entender os benefícios de se pensar deforma "enxuta", visando otimizar a execução de qualquer tipo de tarefa e tornando o dia a dia mais seguro, rápido e assertivo.


Com isso, a filosofia Lean se torna algo próximo destes times e de todos que atuam direta ou indiretamente na produção. A preocupação com a eliminação de desperdícios vai além e deve ser algo incentivado e praticado por todos, agregando ainda mais valor ao negócio.


O nosso eBook é construído pela ótica da pessoa responsável pela filosofia Lean acontecer e se tornar real, visando demonstrar o seu potencial, seu significado e exemplos práticos da aplicação no dia a dia.


Continue acompanhando e fique por dentro desse conceito que vai mudar a forma de percepção do seu trabalho!

VAMOS AO EBOOK!
Image

O DESPERDÍCIO E O LEAN

O ponto central da filosofia do Lean Manufacturing é atuar diretamente em qualquer tipo de desperdício. Com isso, amplia-se o valor agregado ao produto ou serviço oferecido ao seu cliente final, sempre com o foco em utilizar menos recursos do negócio. O termo Lean Manufacturing também pode ser entendido no Brasil como Manufatura Enxuta, demonstrando as possibilidades de aplicação.

Outro ponto importante é que o conceito da filosofia foi desenvolvido no Japãoa partir do Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia de gestão pode parecer complexa, mas o seu objetivo principal é atuar diretamente nas tarefas do dia a dia.

Ao envolver o gerenciamento, o uso de tecnologias e os diversos setores e departamentos, promove também uma mudança na cultura da empresa para garantir o sucesso da aplicação.

O QUE É A FILOSOFIA DO LEAN MANUFACTURING?

O chamado pensamento Lean demonstra uma capacidade de atuar diretamente em qualquer tipo de desperdício ou perda da empresa. Esse tipo de ação não precisa ser altamente tecnológica e depender do corpo de gestão. Como exemplo, um colaborador que atua na linha de produção de uma empresa pode sugerir para o seu corpo gerencial uma melhor arrumação de suas ferramentas de trabalho.

Esta percepção veio após a realização de uma atividade onde um determinado tempo foi gasto para procurar, limpar e então utilizar a ferramenta na execução da tarefa. E mais: este colaborador ainda pode sugerir que a arrumação das ferramentas seja de acordo com o seu perfil e lista de atividades. Assim, características como tamanho e peso seriam importantes para a configuração do local, melhorando inclusive a ergonomia e a velocidade de trabalho.

Este é só um exemplo de como o pensamento Lean pode estar presente na cultura organizacional da empresa. Outros setores podem ter aplicações que seguem a execução das suas atividades, sempre com a atenção voltada na redução de desperdícios e otimização de recursos da empresa.

A CAPACIDADE DE ELIMINAR DESPERDÍCIOS, CONTINUAMENTE

Essa capacidade é o pilar da filosofia Lean e deve ser incentivada continuamente pelo negócio. Um ponto importante é permitir que a identificação e eliminação dos desperdícios se transformem em atividades que possam ser realizadas continuamente na empresa, transmitindo o conhecimento.


Um colaborador de um time de movimentação e logística percebeu que uma determinada rota poderia ser alterada para levar menos tempo e consumir menos combustível do seu equipamento. Assim, resolveu passar a utilizá-la de maneira isolada, tomando a decisão sem comunicar ao seu corpo gerencial.

Quer conhecer mais sobre o Lean Manufacturing? Clique aqui ou na imagem abaixo para assistir a um pequeno vídeo onde André Mascarenhas, especialista no assunto, ensina um pouco mais sobre como funciona o Lean na prática e sem mistérios!

DICAS E CONTEÚDOS ADICIONAIS

Image

Esse é um ótimo exemplo de que mesmo com um pensamento voltado para redução de desperdício e otimização de recursos, não se segue a filosofia Lean. A resolução de problemas deve ser realizada de maneira sistemática para permitir a continuidade da evolução.


Ou seja, este colaborador deveria ter informado ao seu corpo gerencial essa capacidade de otimização de rotas internas. Assim, o corpo gerencial incluiria essa rota e disponibilizaria para todos os colaboradores do time, permitindo inclusive outras formas de otimização e melhoria a partir desta que foi realizada.

Este colaborador também poderia trocar experiências com outros colegas sobre esta melhoria, permitindo um bom nível de colaboração entre os executores da cadeia de produção. Esse é um dos pontos importantes do Lean, que pode ser identificado também como a capacidade de melhoria contínua.


Assim, a evolução da empresa não se limita a algo pontual, que só acontece uma vez - ela ocorre continuamente, com uma melhoria puxando o aparecimento de outras com base no compartilhamento de experiências.

A filosofia do Lean possui alguns conceitos relevantes como os fluxos de valor, que são todos os processos e atividades que geram algum valor para o cliente final. E um ponto importante na eliminação de desperdícios é atuar nestes fluxos e não em pontos isolados.

Um bom exemplo pode ser percebido por uma colaboradora que atua na limpeza e conservação da copa, ponto de encontro de uma empresa para lanches e refeições. Ela percebeu alguns pontos importantes de melhoria na execução do seu serviço, como:

Assim, o Lean depende tanto de uma atuação dos seus colaboradores quanto de uma atuação do corpo gerencial da empresa. Para ter os benefícios da sua aplicação na prática, é importante que uma gestão seja atenta nesse sentido, promovendo e buscando soluções para facilitar a execução de tarefas.

O exemplo citado acima demonstra também como a colaboradora atuou numa forma de melhoria e saiu da sua "zona de conforto", otimizando um processo que era executado continuamente na empresa. E o corpo gerencial também a ajudou nesta etapa, promovendo um ambiente receptivo para sugestões.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DO LEAN NA PRÁTICA

  • Ao invés de limpar os copos e xícaras sem um tipo de controle, era melhor aguardar o acúmulo de uma certa quantidade para lavar todos juntos e de um só vez;
  • Ao lavar, poderia separar o processo em primeiro enxágue, depois passar a bucha com o sabão e depois enxaguar novamente;
  • Estes processos seriam executados num conjunto de copos e xícaras, otimizando o tempo e o consumo de recursos como água e sabão;
  • E informou aos seus líderes sobre a melhoria no tempo de execução de serviço e na otimização dos recursos, garantindo que o processo fosse compartilhado com outros colaboradores.

Quando se fala em benefícios do Lean, já se deve esperar que a redução de desperdícios seja o primeiro a ser citado.


Sim, esse é o foco principal mas os benefícios não se reduzem somente a este termo. E um ponto importante disso é o fato de que falar em redução de desperdícios se torna algo vago, longe da realidade. Até fechar uma torneira que foi esquecida aberta pode ser considerada como redução de desperdícios e otimização de recursos.


Claro que simplesmente o ato de fechar a torneira não limita o pensamento Lean mas demonstra a busca por melhoria contínua. Realizar uma verificação periódica de vazamentos e atuar em qualquer torneira que precisar de um aperto a mais pode sim ser considerado como uma aplicação da filosofia Lean.

OS IMPACTOS E BENEFÍCIOS DE SE PENSAR E AGIR MAIS LEAN

E aí se demonstra mais um dos benefícios importantes do Lean que vão além de simplesmente falar sobre redução de desperdícios. A melhoria contínua no ambiente, nos processos e até na forma como as atividades são executadas. Voltando ao exemplo dos vazamentos e das torneiras abertas, isso pode sim ser considerado como um processo interno de verificação.


Indo além, pode até ser passível de outra melhoria como o investimento em melhores equipamentos e a inclusão dessa verificação nos times que se movimentam internamente na empresa.

AS METAS E MÉTRICAS PARA UM BOM GERENCIAMENTO

Como as métricas podem ser melhor relacionadas com o trabalho do dia a dia? Um ótimo exemplo é um colaborador que atua conforme chamado, com uma lista de atividades:

  • Esta lista é atualizada continuamente com atividades planejadas e atividades prioritárias, geralmente envolvendo algum tipo de atuação corretiva;
  • Este colaborador percebeu que as atividades planejadas geralmente atrasam ou não são executadas devido a prioridade nas ações corretivas;
  • Uma sugestão dada por ele foi a divisão do time em níveis de atuação, com colaboradores que atuam nas atividades planejadas e colaboradores que atuam nas atividades prioritárias;
  • Esta divisão ainda pode ser realizada de acordo com o dia de trabalho e como perfil dos profissionais disponíveis naquele período;
  • Com isso, a quantidade de atividades atrasadas virou um indicador importante para a gestão do time;
  • Outro indicador importante foi a quantidade de colaboradores disponíveis no período e o perfil de cada um;
  • E mais, permitiu ainda outros tipos de percepções para a melhoria contínua no ambiente de trabalho. Um ótimo exemplo é a otimização da organização das ferramentas de acordo com as tarefas que seriam executadas.

Este exemplo da convergência da filosofia Lean com as métricas de performance do time demonstra a sua importância. Indo além, a empresa, o time e os colaboradores devem atuar conforme estas métricas e utilizá-las como base para qualquer tipo de ação de melhoria ou mudança nos processos internos.

Já foi falado sobre redução de desperdícios e melhoria contínua nos processos e atividades da empresa, pontos importantes da filosofia doLean.


Com uma exemplificação adequada, consegue-se perceber o poder de evolução e otimização que este tipo de aplicação possui. Assim, além deentender os conceitos da filosofia é importante saber como fazer o Lean, sendo um agente transformador na cultura da empresa.

OS BENEFÍCIOS DO LEAN NO AMBIENTE PROFISSIONAL

O ambiente profissional pode e deve ser voltado para esse tipo de mudança. Um ponto importante na percepção do Lean na organização é na cultura de resolução de problemas. Informar ao corpo gerencial e ter liberdade de expor os problemas existentes com o objetivo de resolvê-los é fundamental em qualquer local.


O reconhecimento também é algo importante para manter esse ambiente de resolução de problemas. Um colaborador que éreconhecido pelos seus atos positivos de melhoria contínua serve devetor para demonstrar a importância da filosofia. Este pode inclusive servir de exemplo para a sua e outras equipes, como uma alavanca de estímulo para o pensamento Lean dentro dos times.

A JORNADA DO LEAN PARA OS TIMES OPERACIONAIS

Um ponto importante na jornada para o Lean é que ele deve ser adaptado de acordo com os times e o cenário do negócio. Este oferece uma boa base de como aplicar a filosofia e ter retornos não só para a produtividade da empresa mas para as tarefas executadas no dia a dia de trabalho.

PRIMEIRO PASSO

O primeiro passo da jornada Lean é definir uma forma de medição do desempenho que seja realmente efetiva para o time e para a gestão. Nesta etapa é importante a adoção de soluções de tecnologia que otimizem essa medição. Um ótimo exemplo é uma medição em tempo real da localização e execução de atividades de um colaborador.


E além de medir o desempenho, os colaboradores devem ser informados e entender o andamento do seu progresso. É visualizar as atividades que já foram executadas e quais são as próximas, além da qualidade com que foram finalizadas. Com isso, todos entendem da sua responsabilidade e conseguem cumprir as metas e objetivos pré estabelecidos.

SEGUNDO PASSO

Após conseguir medir o desempenho com indicadores e objetivos claros e que fazem sentido de acordo com a realidade do trabalho, é importante visualizar a execução das atividades.


Assim, o cronograma é agendado para aquele colaborador e pode conter informações do dia anterior para qualquer tipo de ajuste de produtividade. Indo além, pode ainda conter qualquer tipo de atualização como a inclusão de uma tarefa corretiva que tenha prioridade frente às demais.

TERCEIRO PASSO

Após realizar o planejamento de atividades e possuir um entendimento do impacto do trabalho perante o todo, é hora de ficar atento às ações de melhoria. Esse é o ponto de colocar em prática qualquer sugestão de mudança, informando ao corpo gerencial da percepção e dos impactos positivos.


Outro ponto importante é utilizar soluções de tecnologia também nessa etapa para garantir os melhores resultados. As ferramentas necessárias para o conserto de uma máquina podem ser listadas automaticamente num sistema de gestão de atividades, já informando de forma proativa para o colaborador que irá realizar o reparo.


Um colaborador que atua no setor de limpeza e conservação de ambientes já pode solicitar qualquer tipo de insumo como sabão e produtos específicos de forma prévia. Com isso, tudo estará preparadoquando este chegar ao local para realizar o serviço.

QUARTO PASSO

Para o quarto passo, é a hora de promover um ambiente de melhoria contínua com um processo sistemático para a sua evolução. Ferramentas de tecnologia alinhadas a técnicas de gestão com o foco no desenvolvimento do colaborador são importantes nesse sentido.


Todos podem contribuir com uma investigação e análise avançadas para a redução dos desperdícios.

QUINTO PASSO

Este passo é considerado como o último, mas pode ser entendido como o começo de um novo ciclo da jornada do Lean. Simboliza a criação de uma cultura voltada para gestão do desempenho, onde a redução dos desperdícios e a melhoria contínua dos indicadores do negócio sejam responsabilidade de todos.

  • A conexão, onde todos os colaboradores entendem o impacto das suas atividades para a organização e estão engajados em cumprir as suas metas e objetivos;
  • A descoberta, onde as melhores práticas são identificadas, compartilhadas e melhoradas com novas sugestões. É importante que todos estejam voltados para a excelência na execução do trabalho;
  • A capacitação, onde a empresa promove um ambiente de excelência com o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Assim, novas técnicas podem ser aplicadas e mais espaço é aberto para a inovação e evolução do negócio;
  • A entrega, onde a própria cultura da empresa se volta para a busca pela excelência e melhoria contínua. O desempenho pode ser avaliado com os indicadores corretos e previamente acordados, sendo importante para a visualização do impacto do trabalho executado.

A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio conseguir utilizar a tecnologia deforma eficiente, convergindo com a filosofia do Lean. Com uma plataforma que alinha a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, a empresa oferece um ambiente de melhoria contínua das operações.


Tudo isso de forma transparente e colaborativa, otimizando a tomada de decisão estratégica do negócio. A informação se torna mais acessível, permitindo ainda um aumento da produtividade e redução dos desperdícios.


Entre em contato com o nosso time de atendimento para conhecer um poucomais sobre as soluções Novidá para o seu negócio!

SAIBA MAIS!

TRANSFORM OPERATIONAL WORK

Image