Isso porque novas ordens precisam ser colocadas “na frente”. E se os produtos (pó, sombra, entre outros) forem diferentes, será preciso fazer um novo setup de máquina. Para deixar a situação ainda mais complexa, cada produto tem uma demanda de funcionários (alguns exigem 4 colaboradores e outros 10, por exemplo). E cada ordem tem duração diferente (algumas 15 minutos, outras 1h,por exemplo).
Fica fácil notar que esse é um ambiente cheio de variáveis e que precisa de um controle próximo por parte dos gestores. Caso contrário, as chances são grandes da operação ficar desorganizada, das paradas serem longas e do aproveitamento de mão-de-obra ser baixo.
Justamente por perceber esse cenário em sua fábrica que a Boticário procurou a Novidá. A empresa estava à procura de alguma solução que garantisse maior controle sobre os processos internos para agilizá-los e otimizá-los.
Toda empresa que trabalha com produtos perecíveis precisa cumprir regras de qualidade, o que traz algumas particularidades para o processo. Por exemplo, a fábrica da Boticário de São José dos Pinhais / PR tem uma rotina de ordem de produção semanal. Porém, justamente pela validação de qualidade, essa programação é revista no início do turno. Se a matéria-prima for rejeitada, há uma quebra na produção.
Diante do que foi destacado, a Boticário começou a enfrentar alguns problemas em sua operação. Basicamente, eles se dividiam em dois pilares:
1. Quebras de produção ao longo do turno
A cada vez que uma matéria-prima era reprovada no teste de qualidade diário, a produção parava para reorganizar as ordens de tarefa. Para evitar grandes intervalos inoperantes e agilizar a produção, a empresa tinha mais funcionários do que o necessário, o que gerava mais gastos e tempo ocioso dos colaboradores.
2. Falta de dados da produtividade da equipe
Nessa realocação frequente de staff, como saber quais são os funcionários que estão com melhor desempenho? E quais são aqueles que ficam mais tempo ociosos? Ou até qual funcionário é melhor em determinada tarefa? Até então, a empresa não tinha métricas que respondessem essas perguntas.
Com o objetivo de resolver essas duas grandes dores, a Novidá aplicou sua solução de Gestão de Pessoas na fábrica.
Para isso, os colaboradores receberam um crachá que tinha um beacon emissor de BLE (Bluetooth Low Energy) embutido. Paralelamente a linha de produção foi sensorizada para receber os sinais emitidos pelos crachás.
Foram definidas as seguintes regras de negócio: o funcionário era considerado “alocado” caso ele estivesse a mais de 3 minutos em uma distância de até 1 metro da linha. E ele era definido como “disponível” caso ele estivesse a mais de 10minutos fora do perímetro de 1 metro de qualquer linha de produção.
O nível de precisão foi tão bom que, mesmo monitorando duas linhas paralelas e distantes em 4 metros, o acerto foi acima de 99,5% na hora da solução apontar se o funcionário estava disponível ou alocado.
Isso trouxe aos gestores visibilidade completa dos recursos humanos disponível e ocupados. Assim, era possível fazer a gestão da alocação de equipes em tempo real, diminuindo o tempo de parada das máquinas.
RESULTADOS
Nenhuma outra tecnologia ou solução conseguiria endereçar o desafio da Boticário com um custo/benefício tão interessante.
Em apenas uma parte da operação da Boticário, a Novidá conseguiu fornecer oportunidades de otimizações de processos que trouxeram ganhos reais para a empresa de cosméticos.
O projeto ainda pode ser expandido para outras áreas, bem como acompanhar a movimentação de outros funcionários fora da linha de produção.
Equipes de manutenção, logística e todos os profissionais que estiverem no chão de fábrica podem ter sua movimentação otimizada.
Com dados precisos a respeito do que acontece na fábrica, o gestor tem a oportunidade de criar outras iniciativas para melhorar o desempenho de seus funcionários.
Onde houver movimentação de pessoas, equipamentos ou produtos, a Novidá pode atuar trazendo inteligência ao negócio e gerando insights que vão dar mais eficiência a toda operação.