Estamos vivendo um período de grandes transformações na Indústria. Por meio de tecnologias avançadas, adigitalização chegou ao setor e isso impacta todos os processos dentro da fábrica. As empresas que não seadaptarem a essas novas – e rápidas - mudanças correm um sério risco de ficar para trás.
Debater sobre Indústria 4.0 enquanto essa revolução ainda acontece não é uma tarefa fácil. O termo nuncaesteve tão em alta e não faltam previsões e estudos sobre o assunto. Em meio a uma enxurrada deinformações, é difícil entender qual é o real momento que estamos vivendo e o que faz sentido para aindústria brasileira.
O E-book “Indústria 4.0 – O que você precisa saber” veio para dar uma luz a este desafio. Produzido pela Novidá, nossa intenção foi compilar o que é realmente necessário entender sobre essa era de digitalização.Para isso, analisamos estudos internacionais, pesquisas acadêmicas, reportagens e claro, contamos com aexpertise de nosso time que está diretamente envolvido nesse processo de transformação da indústria.
Assim, explicaremos nesse material o que é Indústria 4.0 e os principais conceitos que a sustentam, qual é o panorama que estamos vivenciando aqui e lá fora, qual é o caminho que vislumbramos para o futuro e como os players desse mercado devem se preparar para surfar nessa onda.
Boa leitura!
Apesar do entusiasmo que permeia a Indústria 4.0, não se pode negar que ainda estamos engatinhando nessas transformações. Mesmo os países mais desenvolvidos ainda estão realizando testes e poucas operações podem ser consideradas completamente digitais.
Um estudo da McKinsey feito com fabricantes de diferentes países revelou que apenas 48% deles se consideram prontos para a Indústria 4.0. De fato, alguns fatores são necessários para quem quer colocar esse processo em prática: é preciso entender as mudanças no mercado atentando-se às novas tecnologias, coletar o maior número de dados priorizando os mais importantes e, dessa forma, preparar-se para uma completa transformação digital.
Como você pode perceber, não se trata de uma estratégia simples, que surge da noite para o dia. Para te ajudar a entender essa complexidade, separamos as principais dificuldades que os grandes players do mercado estão enfrentando para a implementação da Indústria 4.0:
1. Coordenação de ações de diferentes setores: muitas empresas ainda não quebraram as barreiras que separam as diferentes áreas do negócio, como produção, logística, TI, vendas, financeiro, etc. Com setores distantes, é difícil implementar um projeto que permeie toda a fábrica.
2. Coragem: Parece algo tolo, mas tomar a iniciativa de aplicar um projeto de Indústria 4.0 exige pulso firme dos gestores. Isso porque trata-se de uma grande transformação na empresa, que por vezes gera custos altos.
3. Profissionais: Por ser um tema ainda muito novo, faltam talentos e cientistas de dados com as habilidades necessárias para colocar essa estratégia em prática. A alternativa seria envolver um parceiro terceirizado, mas muitos gestores ainda não confiam nesses fornecedores, seja também pela falta de cases, por cibersegurança ou pelo fornecimento de dados de valor.
4. Integração de dados: A maioria das aplicações em Indústria 4.0 levanta dados de diferentes fontes. Reunir todas essas informações em um único local é crucial para fazer o processo funcionar corretamente. Porém, essa integração de dados pode ser uma tarefa difícil de se executar. Mas calma! O cenário ainda é extremamente otimista. 90% das empresas esperam aumentar sua competitividade por meio da Indústria 4.0.
E já há um número significativo de casos de sucesso, principalmente nos setores de eficiência energética, otimização de supply chain, controle e monitoramento em tempo real, gestão da qualidade digital e gestão da performance digital, inclusive no Brasil!
É verdade que no Brasil os fabricantes ainda estão dando os primeiros passos na digitalização industrial. Porém, uma pesquisada CNI – Confederação Nacional da Indústria – mostra que 48%das indústrias utiliza pelo menos uma das principais tecnologias digitais na fábrica.
O uso mais comum é de projetos de manufatura por computador(30%) e automação digital com sensores para controle de processos das máquinas (27%).
Ainda há um longo caminho a percorrer (42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais, por exemplo), mas as perspectivas são boas, principalmente quando olhamos para as maiores empresas do país, que já demonstram desenvolver tecnologias nesse sentido.
Muitas consultorias têm estimado os impactos da quarta revolução industrial no mundo. De acordo com um outro estudo da McKinsey, por exemplo, até 2025 os processos relacionados à Indústria 4.0 podem reduzir os custos de manutenção de equipamentos em até 40%. A previsão é que a eficiência do trabalho aumente entre 10 a 25% até lá.
Para quem acha que esse novo panorama vai acabar com os empregos, um estudo feito pelo BCG com foco na Alemanha mostra o contrário: a expectativa é que a Indústria 4.0 gere um aumento de 6% no número de empregos nas fábricas alemãs. O crescimento do número de softwares, conectividade e análises criará oportunidades para profissionais com competência em programação, TI e automação em processos.
No Brasil, as previsões também são grandiosas. De acordo com a Accenture, a implementação de tecnologias ligadas à Internet das Coisas deve impactar o PIB brasileiro em U$39 bilhões até 2030. O ganho pode aumentar para U$210 bilhões se o país criar condições para receber melhor essas tecnologias, como melhoria no ambiente de negócios, na infraestrutura, nos aspectos regulatórios, entre outros fatores.
Já comentamos neste e-book que é necessário se planejar para extrair valor da Indústria 4.0. Trata-se deum processo que leva tempo, então mais do que ser ágil para sair na frente dos concorrentes, é preciso ter comprometimento e uma boa gestão para fazer o investimento certo.
Selecionamos aqui algumas recomendações práticas que sua empresa precisa adotar se quiser ter sucesso na digitalização dos processos industriais:
Crie um planejamento estratégico
Apesar de estarmos falando de inovação, nesse ponto não há como fugir do tradicional: é preciso fazer um planejamento para guiar suas estratégias de indústria4.0. Segundo a McKinsey, 70% das empresas que tentaram implementar estratégias digitais e não viram grande efeito não fizeram um roadmap prévio e nem dividiram claramente as responsabilidades. Avalie o nível de maturidade de diferentes áreas da Indústria 4.0 para entender quais são suas oportunidades e quais processos poderão ser integrados no futuro. Ao pensar onde você quer chegar, considere também os ganhos que você poderá obter para seus consumidores e colaboradores.
Faça projetos piloto para iniciar
Com tantas tecnologias sendo desenvolvidas e poucas certezas, vale à pena fazer alguns testes para provar a validade dos seus projetos. Nem toda ideia pode ter sucesso, mas elas vão te ajudar a entender a abordagem que funciona para sua empresa. Por outro lado, os testes que já gerarem bons resultados desde o início podem receber mais atenção e investimento para que se inicie um rollout dentro da operação.
Torne-se um fanático por dados
Identificar e reunir os dados corretos, implantá-los deforma estratégica e analisa-los de modo crítico será um dos grandes desafios na Indústria 4.0. Procure maneiras de organizar e cruzar todas as informações que você pode levantar. E claro, é preciso saber interpretar esses números para a tomada de decisões assertivas. Você precisará construir sua própria “rede de dados”, ser mais criterioso com as informações que já consegue levantar e encontrar maneiras de cruzá-las com as tecnologias que estão aparecendo. O desafio é grande, mas a recompensa está atrelada diretamente ao sucesso do negócio.
Tenha um bom time
Uma equipe multifuncional com um mindset ágil é praticamente um pré-requisito para implantar projetos de Indústria 4.0. A empresa precisa criar uma cultura aberta à mudança e à experimentação, onde inovação seja um dos pilares do negócio. Se possível, os times devem ser integralmente dedicados a esses projetos, com liberdade para ir além do que já existe na empresa e sugerir novas estratégias relacionadas à tecnologia.
Falar com gestores de fábricas sobre tecnologia e inovação é sempre algo que me deixa entusiasmado. A digitalização chegou em vários setores nos últimos anos, mas a indústria parecia ainda estar um passo atrás.
O panorama mudou rapidamente nos últimos anos. Abrimos os olhos para o que há de novo e enxergamos as infinitas possibilidades que a tecnologia pode oferecer. Percebemos que estamos diante de uma grande revolução e quem não surfar nessa onda será ultrapassado.
Trata-se de um momento que exige coragem por parte dos profissionais envolvidos. O assunto ainda é novo, por vezes demanda grandes investimentos e mudanças nas estruturas das fábricas. Porém, todos os profissionais com quem já conversei não se arrependeram quando embarcaram na Indústria 4.0
Apesar da trilha ser difícil, na Novidá queremos construir esse caminho junto com nossos clientes. Mais do que desenvolver uma sistema de monitoramento através da IoT, nosso objetivo é entender quais são os principais desafios da indústria e encontrar formas de resolvê-los.
Com troca de informações e conhecimento, acreditamos que a Indústria brasileira tem tudo para se desenvolver e crescer rapidamente nos próximos anos!